PRA DANÇAR

_

A Música Em Forma de Festa

A Gafieira Botânica, capitaneada pelo Maestro Lipe Portinho, é uma iniciativa musical carioca brilhante. Essa orquestra talentosa, com nove músicos consagrados, e a cantora convidada Yumi Park, revivem as origens dançantes do jazz e da música brasileira. É quase impossível ficar sentado ao ouvir a Botânica.

Os dez integrantes da Gafieira Botânica possuem carreiras internacionais e currículos impressionantes, sendo frequentemente solicitados em várias orquestras. O grupo surgiu como uma oportunidade para que esses músicos compartilhassem sua arte e virtuosismo, trazendo à vida a música e a vontade de dançar que tanto amam.

Ana Azevedo - piano: Mestre em música pela UFRJ, aos dezoito anos foi para o Montgomery College, em Washington D.C., onde estreou profissionalmente no musical Evita e na Montgomery College Big Band. De volta ao Brasil, tocou com a Rio Jazz Orchestra e com Robertinho Silva, o grupo Azymuth, Barrosinho e Roberto Menescal. Além disso, em 1999 produziu e gravou o CD de sua banda, Solari Jazz, que foi muito bem recebido pela crítica. Em 2001 se apresentou no Festival de Búzios com Stanley Jordan. Em 2002 tocou e fez a direção musical do espetáculo Ana in Concert, com a bailarina Ana Botafogo e em 2004 tocou no DVD Bibi canta Piaf com a cantora Bibi Ferreira e com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Desde 2004 dirije e faz arranjos para o Coro de Cor, um coral feminino. Gravou em 2009 o primeiro CD de seu quarteto Tutti, e em 2010 também o seu primeiro CD solo, A Tempo, lançado quando Ana completou 20 anos de carreira. Esteve na curadoria da Sala Municipal Baden Powell de 2009 a 2011, na qual promoveu 419 shows, e atualmente acaba de lançar um Cd inteiramente dedicado à Obra de Astor Piazzolla com seu grupo Corda.

Lipe Portinho - arranjos, contrabaixo e regência: PHD em música pela UFRJ, Lipe foi aluno de regência de Roberto Tibiriçá, fez parte da Orquestra Petrobrás Sinfônica de 1999 a 2006. Além disso, possui vasta experiência como instrumentista, tendo tocado com renomados artistas como Roberto Menescal, Nivaldo Ornelas, Alexandre Carvalho, Paulo Sérgio Santos, Henrique Cazes e muitos outros. Como compositor, recebeu reconhecimento em diversas competições e prêmios, sendo escolhido como um dos cinco melhores compositores clássicos do mundo no Marvin Hamlisch International Music Awards em Nova Iorque em 2021. Também venceu várias seleções das Bienais de Música Contemporânea com obras para orquestra sinfônica. É compositor residente da Orquestra Sinfônica Brasileira e Portinho também atua como diretor artístico, diretor de cinema e produtor, sendo responsável por projetos como o programa JAZZ para o canal Arte 1 e o documentário Brazilian Bass Grooves. Este ano ganhou prêmio de melhor trilha sonora no Buenos Aires International Film Festival.

Diogo Gomes - trompete: Diogo é um sofisticado trompetista carioca que tem se destacado por sua versatilidade. Ao longo de sua carreira, ele já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, incluindo Gilberto Gil, Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto, colaborando em shows e gravações que consolidaram sua reputação como um dos principais trompetistas da cena contemporânea. Além de suas colaborações como instrumentista, Diogo também se destacou como arranjador no premiado álbum do grupo Bala Desejo, um dos mais celebrados lançamentos da nova música brasileira. Seu trabalho nesse projeto, reconhecido pela crítica e premiado por sua inovação e qualidade, reflete sua habilidade em criar arranjos sofisticados que potencializam o talento dos artistas com quem colabora.

Marcelo Martins - saxofone tenor: Marcelo é um músico renomado que trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Airto Moreira, Flora Purim, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil e Ivan Lins, com quem gravou os últimos CDs. Ele também se destacou em apresentações internacionais, como no Lincoln Center, em Nova York, com a Orquestra "Ouro Negro", em homenagem a Moacir Santos. Marcelo participou de gravações e turnês com Marcos Valle e Stacey Kent, além de colaborar nos álbuns do pianista Antonio Adolfo. Em 2013, lançou seu primeiro CD solo, "Do Outro Lado", aclamado pela crítica e marcando sua estreia como compositor, arranjador e produtor.

Yumi Park - voz: Yumi é uma talentosa cantora sul-coreana que vive há duas décadas anos no Brasil, e que traz uma fusão única de samba e MPB em suas performances. Com uma voz marcante e interpretação apaixonada, ela mistura as tradições musicais brasileiras com influências asiáticas, criando um estilo autêntico e inovador. Yumi tem conquistado espaço na cena musical, encantando o público com sua sensibilidade e musicalidade.

Eduardo Motta Jr. - trombone: Motta Jr., trombonista carioca, atua como 1º trombone da Baixada Jazz Big Band, destacando-se por sua técnica refinada e grande musicalidade. Sua contribuição no conjunto, que é conhecido por suas apresentações vibrantes e arranjos sofisticados, o coloca entre os principais nomes da música instrumental brasileira.

Christiano Galvão - bateria: Christiano, baterista carioca com mais de 25 anos de carreira, construiu uma trajetória sólida e respeitada na música brasileira e internacional. PHD em música, Já participou de inúmeras gravações que lhe renderam discos de ouro e platina, além de realizar turnês e shows com grandes nomes da música, como Simone, Ivan Lins, Zélia Duncan, Jorge Vercillo, Marina Lima, Jorge Ben Jor, Lenine, Maria Gadú e muitos outros. Seu álbum solo 1+1 (2006), feito em parceria com o já falecido guitarrista Alexandre Cavallo, demonstra seu talento tanto como músico quanto como compositor e arranjador.

André Fróes - percussão: André é um renomado baterista e percussionista carioca, atualmente bacharelando em Percussão Sinfônica pela UNIRIO. Com uma carreira distinta, André já se apresentou ao lado de grandes artistas e grupos baseados no Rio de Janeiro, como Osmar Milito, Indiana Nomma, Luiz Brasil, Bibi Ferreira, Augusto Mattoso, Ana Azevedo, Leo de Freitas, e a Rio Art Orquestra, entre outros. Sua versatilidade e habilidade musical o destacam como um dos principais percussionistas da cena musical carioca.

Thiago Trajano - Guitarra: Thiago é PHD, professor de Arranjo, Análise de Música Popular e Prática de Conjunto no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É Mestre em Música pelo PPGM da Unirio, (2009). Fez o bacharelado em Música (Bacharelado em Música Popular Brasileira - Arranjo) também na UNIRIO (1994). É coordenador do projeto de extensão Big Band na Unirio e coordenador do laboratório LIC-M2.

Zé Maria - saxofone alto: Zé Maria é um dos grandes músicos cariocas com uma trajetória que abrange performances à frente de bandas como a Orquestra Tabajara, Banda do Maestro Cipó e a Baixada Jazz Big Band.

participação de Mariana Neves e Plácido Leite

ENTRE EM CONTATO

_