Orquestra de Bolso
Detalhes do artista

Orquestra de Bolso

Corda

Os dois casais de músicos Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), mais Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) convidaram o baterista André Tandeta para recriar a obra do grande mestre Astor Piazzolla.

O repertório foi adaptado do Quinteto original para a formação de Corda por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão a frente de grupos como o: Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

O resultado é um show de mais de uma hora da melhor música porteña, no repertório entram jóias como: As “Estaciones Portñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre muitas outras.

 

 

Um casal vindo da Bulgária e outro do Rio de Janeiro se unem para recriar a música de um grande compositor argentino. Com uma formação nada convencional esse foi o início do grupo CORDA. Nikolay Sapoundjiev, Emilia Valova, Ana Azevedo e Lipe Portinho há muito tempo tinham o desejo de formar um grupo de câmera. Queriam, porém, que o conjunto tivesse o frescor da modernidade, por isso resolveram chamar como quinto elemento o grande baterista André Tandeta, e escolheram interpretar obras do maestro Astor Piazzolla.

 

Na formação original do tango os instrumentos são violino e violão. Depois, com a invenção do bandoneon na década de 30, os marujos da região da Bocca agregaram definitivamente esse timbre aos grupos. No caso do CORDA, apesar da existência de um grande violinista, quase todas as composições foram “desconstruídas” para que o violoncelo pudesse estar no colorido das obras - não só no lugar do bandoneon, mas várias vezes também como solista das partes de violino. Esse tipo de arranjo criou uma simbiose entre os contrapontos e uma nova estrutura para as composições, que adquiriram sonoridades surpreendentes para uma obra tão consagrada. O mesmo trabalho foi feito nos outros instrumentos, que tiveram que se adaptar e achar novos espaços para que a polifonia soasse harmônica. Inclusive a bateria, que não existia no quinteto original de Piazzolla, adquire no grupo um papel melódico, não só rítmico, sublinhando frases e ostinatos.

 

Dessa forma, violino, violoncelo, contrabaixo, piano e bateria criam um som único dentro de uma obra emocionante e apresentam um espetáculo de melodias belíssimas - com clássicos e algumas composições menos conhecidas, porém brilhantes - que traduzem com paixão e virtuosismo a importância e a transcendência de Astor Piazzolla, sem dúvida um gênio da música e um dos compositores mais importantes do século XX.

 


Ana Azevedo – piano
Começou a estudar aos seis anos de idade e aos dezoito anos foi para o Montgomery College, em Washington D.C., onde estreiou profissionalmente no musical Evita e na Motgomery College Big Band. De volta ao Brasil, tocou com a Rio Jazz Orchestra e com Robertinho Silva, Adriano Giffoni, Bruce Henry, Ronaldo Diamante, Daniel Garcia, o grupo Azymuth, Barrosinho e Roberto Menescal. Além disso, em 1999 produziu e gravou o CD de sua banda, Solari Jazz, que foi muito bem recebido pela crítica. Em 2001 se apresentou no Festival de Búzios com Stanley Jordan. Em 2002 tocou e fez a direção musical do espetáculo Ana in Concert, com a bailarina Ana Botafogo e em 2004 tocou no DVD Bibi canta Piaf com a cantora Bibi Ferreira e com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Desde 2004 dirije e faz arranjos para o Coro de Cor, um coral feminino. Gravou em 2009 o primeiro CD de seu quarteto Tutti, e em 2010 também o seu primeiro CD solo, A Tempo, lançado quando Ana completou 20 anos de carreira. Esteve na curadoria da Sala Municipal Baden Powell de 2009 a 2011, na qual promoveu 419 shows, e atualmente acaba de lançar um Cd inteiramente dedicado à Obra de Astor Piazzolla com seu grupo Corda.

 


Nikolay Sapoundjiev– violino
Nikolay sapoundjiev começou seus estudos aos 6 anos na sua cidade natal Plovdiv. E mestre pela Academia Nacional de Musica "Pancho Vladiguerov" Na cidade de Sofia Bulgaria Desde 1997 vive e trabalha no Rio de Janeiro na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

 

 

 

 

 

 

 Emilia Valova – cello
 Emilia Valova e formada com mestrado pela Academia Nacional de musica " Pancho Vladigerov" - Sofia Bulgaria. Trabalhou na Amazonas Filarmonica em Manaus, atualmente tem atuado como spalla dos violoncelos na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

 

 

 

 

 

 

 Lipe Portinho – contrabaixo 
Começou seus estudos aos 10 anos de idade, tendo sido aluno do violonista Leo Soares e dos contrabaixistas Omar Cavalheiro e Sandrino Santoro. Também foi aluno de regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Graduado em contrabaixo pela UFRJ. Tocou 10 anos no naipe da Orquestra Petrobrás Sinfônica e tocou com nomes como: Paulo Sergio Santos, Henrique Cazes, Tim Rescala, entre muitos outros. Como arranjador é especialista em grandes orquestras e já escreveu e dirigiu para Ana Botafogo, Abertura da Árvore de Natal da Lagoa, Prêmio O Globo “Faz Diferença”, Renato Aragão, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Gama Filho, Camerata Santa Teresa, Abertura da Missa de 100 de JK, etc.  Foi Diretor Artístico da Sala Baden Powell de 2009 a 2011. 

André Tandeta
– bateria  Andre Tandeta começou a tocar bateria aos 11 anos de idade e é musico profissional ha 35 anos . Nesse tempo tocou em shows, casas noturnas, gravações de discos, trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão e tambem atuou como professor de bateria por mais de 25 anos. É Bacharel em Musica Popular Brasileira pela UNIRIO.

Entre os artistas com quem ja tocou ao vivo e /ou gravou estão: Marcio Montarroyos, Victor Biglione, Ricardo Silveira,Wilson Das Neves, Mauro Senise, Wagner Tiso, Alberto Rosemblit,Jards Macale, Nana Caymmi, Ivan Lins, João Bosco, Boca Livre, Ze' Renato, Jane Duboc, Nelson Cavaquinho,Maria Bethania,Flavio Guimarães.

 

-------------------------------

Lançamento CD Corda toca Piazzolla

 

Reúna diferentes culturas – búlgara, brasileira e argentina – para recriar a obra de um gênio e acrescente aí um quinto elemento diferente do original, no caso, a bateria do renomado André Tandeta. Essa é a receita do grupo Corda para seu novo CD – Corda Toca Piazzolla.  O grupo de formação clássica e jazzística realça a formação erudita do genial compositor argentino que revolucionou o tango, mas que, poucos sabem, bebeu da fonte dos clássicos. Piazzola aprendeu piano com um aluno do compositor russo Rachmaninov e estudou no Conservatório de Paris com a famosa Nadia Boulanger que o inspirou a prosseguir com os tangos “pois era neles que estava o verdadeiro Piazzolla”. O grupo se apresenta no Vizta, no Hotel Marina, no Leblon, no dia 13 de julho, às 21h.

 

A configuração inusitada do grupo Corda - um par de búlgaros: Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), um casal brasileiro: Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) – mais um baterista – o renomado André Tandeta – dá um molho especial às composições que foram adaptadas do original por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão a frente de grupos como Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

 

A participação de um baterista não é a única mudança criada pelo grupo. Na formação original do tango os instrumentos primordiais eram violino e violão, isso até a chegada do bandoneon, na década de 30. No caso do Corda, o violino cede parte de seu destaque para o violoncelo e abre mão do bandoneon. “Apesar da existência de um grande violinista, quase todas as composições foram “desconstruídas” para que o violoncelo pudesse estar no colorido das obras - não só no lugar do bandoneon, mas várias vezes também como solista das partes de violino. Esse tipo de arranjo criou uma simbiose entre os contrapontos e uma nova estrutura para as composições, que adquiriram sonoridades surpreendentes para uma obra tão consagrada. O mesmo trabalho foi feito nos outros instrumentos, que tiveram que se adaptar e achar novos espaços para que a polifonia soasse harmônica. Inclusive a bateria, que não existia no quinteto original de Piazzolla, adquire no grupo um papel melódico, não só rítmico, sublinhando frases e ostinatos”, explica Lipe Portinho.

 

 O resultado é um show de mais de uma hora da melhor música porteña, no repertório entram jóias como: As “Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre muitas outras.

 

Ana Azevedo – piano Começou a estudar aos seis anos de idade e aos dezoito anos foi para o Montgomery College, em Washington D.C., onde estreou profissionalmente no musical Evita e na Motgomery College Big Band. De volta ao Brasil, tocou com a Rio Jazz Orchestra e com Robertinho Silva, Adriano Giffoni, Bruce Henry, Ronaldo Diamante, Daniel Garcia, o grupo Azymuth, Barrosinho e Roberto Menescal. Além disso, em 1999 produziu e gravou o CD de sua banda, Solari Jazz, que foi muito bem recebido pela crítica. Em 2001 se apresentou no Festival de Búzios com Stanley Jordan. Em 2002 tocou e fez a direção musical do espetáculo Ana in Concert, com a bailarina Ana Botafogo e em 2004 tocou no DVD Bibi canta Piaf com a cantora Bibi Ferreira e com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Desde 2004 dirige e faz arranjos para o Coro de Cor, um coral feminino. Gravou em 2009 o primeiro CD de seu quarteto Tutti, e em 2010 também o seu primeiro CD solo, A Tempo, lançado quando Ana completou 20 anos de carreira. Esteve na curadoria da Sala Municipal Baden Powell de 2009 a 2011, na qual promoveu 419 shows, e atualmente acaba de lançar um Cd inteiramente dedicado à Obra de Astor Piazzolla com seu grupo Corda.

 

Nikolay Sapoundjiev– violino Nikolay Sapoundjiev começou seus estudos aos 6 anos na sua cidade natal Plovdiv. É mestre pela Academia Nacional de Musica "Pancho Vladiguerov" Na cidade de Sofia Bulgaria Desde 1997 vive e trabalha no Rio de Janeiro na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

 

Emilia Valova – cello - Emilia Valova é formada com mestrado pela Academia Nacional de musica "Pancho Vladigerov" - Sofia Bulgaria. Trabalhou na Amazonas Filarmônica em Manaus, atualmente tem atuado como spalla dos violoncelos na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

 

Lipe Portinho – contrabaixo - Começou seus estudos aos 10 anos de idade, tendo sido aluno do violonista Leo Soares e dos contrabaixistas Omar Cavalheiro e Sandrino Santoro. Também foi aluno de regência do Maestro Roberto Tibiriçá. Graduado em contrabaixo pela UFRJ. Tocou 10 anos no naipe da Orquestra Petrobrás Sinfônica e tocou com nomes como: Paulo Sergio Santos, Henrique Cazes, Tim Rescala, entre muitos outros. Como arranjador é especialista em grandes orquestras e já escreveu e dirigiu para Ana Botafogo, Abertura da Árvore de Natal da Lagoa, Prêmio O Globo “Faz Diferença”, Renato Aragão, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Camerata Gama Filho, Camerata Santa Teresa, Abertura da Missa de 100 de JK, etc. Foi Diretor Artístico da Sala Baden Powell de 2009 a 2011.

 

André Tandeta – bateria  Andre Tandeta começou a tocar bateria aos 11 anos de idade e é musico profissional ha 35 anos . Nesse tempo tocou em shows, casas noturnas, gravações de discos, trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão e também atuou como professor de bateria por mais de 25 anos. É Bacharel em Musica Popular Brasileira pela UNIRIO. Entre os artistas com quem já tocou ao vivo e /ou gravou estão: Marcio Montarroyos, Victor Biglione, Ricardo Silveira,Wilson Das Neves, Mauro Senise, Wagner Tiso, Alberto Rosemblit, Jards Macalé, Nana Caymmi, Ivan Lins, João Bosco, Boca Livre, Zé Renato, Jane Duboc, Nelson Cavaquinho,Maria Bethania, Flavio Guimarães.

 

Mapa de Palco

 

 

Setlists

Conheça de perto o trabalho do artista.

Audios

 


Conteúdo relacionado

Orquestra de Bolso

 


Página principal | Quem somos | Staff | Novidades | Eventos & agenda | Press, Riders & Setlists | Contato
Orquestra de Bolso | Sala Baden Powell, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (021) xxxx-xxxx | contato@orquestradebolso.com.br | © 2010